Busca como ferramenta estratégica para o negócio

Busca como ferramenta estratégica para o negócio

Você já parou para pensar que os sites de buscas podem ser uma ferramenta útil para ampliar o seu negócio? E que conhecer os panoramas do e-commerce podem lhe trazer grandes vantagens?

Google: funcionamento e diferenciais

O Google é o maior serviço de buscas da internet. Surgiu como um projeto de doutorado dos estudantes Larry Page e Sergey Brin nos EUA. O nome da empresa vem do termo “googol”, que é o dígito 1 seguido de cem zeros.

O diferencial desse buscador está em sua organização. Destaca-se por fazer um sistema distinto e que dá a resposta de uma pesquisa em fração de segundos. A sua missão é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

O Google é uma empresa grandiosa e permeia o cotidiano do internauta por meio de vários serviços, geralmente, integrados. Alguns dos mais conhecidos são: Chrome (navegador de internet), Youtube, Gmail, Maps, Android, entre outros.

Resultados orgânicos x pagos

Pesquisa paga ou orgânica?

Ao fazer uma busca no Google, podemos encontrar resultados:

Orgânicos: Escolhidos pelo Google, dentre todos os sites da internet, de acordo com o termo buscado, com a qualidade, com o número de acesso, com o hábito de navegação de quem busca, entre outros fatores.

Pagos: Escolhidos pelo Google, dentre todos os sites anunciantes pelo Google Adwords, de acordo com o termo buscado, a qualidade dos sites, a qualidade dos sites e o número de acesso a eles, o hábito de navegação de quem busca, entre outros fatores.

Os resultados pagos também são chamados de Links Patrocinados. O link patrocinado é um formato de anúncio publicitário pago, oferecido por ferramentas de busca como Google, Uol e Bing para os anunciantes que queiram promover seu negócio na internet. Esses links ganham maior destaque na visualização.

É importante ressaltar que os tipos de resultados oferecidos, orgânicos e pagos, sobretudo devem ser levados em consideração em termos de benefícios e de evidências.

Busca como ferramenta estratégica para o negócio

Existem várias formas de se utilizar os mecanismos de pesquisas na internet e, para otimizar os resultados, é importante saber utilizar os filtros. Assim, poderá analisar seu negócio nos sites de buscas, atentando-se ao posicionamento da empresa, dos concorrentes e de assuntos relacionados.

As ferramentas de filtro oferecem ao empresário informações estratégicas para o negócio. E, dentro dos principais tipos de resultados, encontram-se vários tipos de filtro. Inclusive, alguns são específicos para cada resultado desejado. Para isto, basta realizar a busca, escolher o tipo de resultado e navegar pelo menu Ferramentas de Pesquisa.

Os filtros básicos se referem aos tipos de resultados que se deseja:

  • web(possui todo o conteúdo);
  • imagens;
  • notícias;
  • vídeos;
  • mapas;
  • shopping;

Dica sobre o Google Maps

Como potencializar suas buscas?

As ferramentas do Google ajudam a monitorar e acompanhar tendências de negócio. Além da busca por temas, o Google deve ser usado para realizar análises.

É importante que essas análises sejam feitas em uma janela privada e sem que a conta no Gmail esteja ativa. Isto porque o Google considera os hábitos de navegação do usuário para ofertar seus resultados. Por exemplo, se você acessa muito um site, ele provavelmente aparecerá mais para você quando fizer uma busca relacionada.

Além disso, o Google mostra resultados de acordo com as palavras digitadas. Para procurar por uma frase exata, busque o termo entre aspas: “frase a ser procurada”.

Estar em evidência no ranking de pesquisas

Com certeza, um dos seus objetivos é aumentar a lucratividade do seu negócio e você já deve ter se questionado sobre como a inovação tecnológica pode lhe ajudar. Conhecendo o funcionamento dos sites de busca, as suas vantagens e aplicabilidade, você será capaz de reconhecer a utilidade deles para utilizá-los a favor do seu empreendimento, tanto na obtenção de informações quanto na aplicação de estratégias voltadas ao seu negócio.

Solicite nosso Plano de ação para estruturar a utilização de sites de busca em seu negócio. O Plano de Ação é um documento que te auxilia a realizar as ações em busca de um determinado objetivo. Você verá que as ferramentas do Google ajudam a monitorar e acompanhar tendências de negócio. Além de busca por temas, o Google deve ser usado para realizar análises.

Plano de Ação

PERFORMANCE E CRIATIVIDADE

Supremo Digital é um estúdio de criação sediada em São Paulo com mais de 10 anos de mercado.  Desenvolvemos trabalhos interligados nas diversas mídias: Design Gráfico, Web Sites, Sistema Web, Campanhas e Ações de Marketing digital. Nosso objetivo é atender a um grupo personalizado de clientes de forma exclusiva e completa, sem a segmentação profissional realizada por uma agência de publicidade “tradicional”.

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